segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Debate de ideias

Deixo aqui o desafio aos candidatos autárquicos (Juntas de Freguesia e Câmara Municipal):
exponham neste espaço as vossas ideias para o Rio Noéme e as iniciativas que pretendem empreender.

E agora um desafio aos eleitores: contribuam para o debate com as vossas opiniões.

Pode ser que deste debate resulte um memorando de entendimento para uma luta conjunta (concerteza mais eficaz) e um plano (uma estratégia) para o Rio.

domingo, 30 de agosto de 2009

terça-feira, 25 de agosto de 2009

domingo, 23 de agosto de 2009

Esgotos

Há alguma aldeia que envie os seus esgotos para o Noéme?

A ETAR de S.Miguel - algumas questões

Do que se vai sabendo, do correcto funcionamento da ETAR de S. Miguel depende a despoluição do Rio. Aquando da criação do Parque Urbano do Rio Diz alguma coisa foi feita (ainda permanecerá bem feita?) não se percebendo porque foi descurado um plano de despoluição completo. Assim sendo deixo aqui algumas questões:

- Como foi feita a despoluição do Rio Diz? Quais as zonas garantidamente despoluídas? Que processos foram usados?

- Que resíduos está a ETAR de S. Miguel a tratar? Há a total garantia que esteja a funcionar correctamente?

- Como é feito o tratamento de resíduos do Parque Industrial? E como serão os da PLIE quando estiver a funcionar?

- Tirando "os que cumprem a lei", há poluidores (ocasionais ou permanentes) a descarregar no Noéme? Há queixas apresentadas às autoridades competentes?

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

As "Crónicas" no Facebook

As "Crónicas do Noéme" têm a partir de hoje uma página no Facebook. Juntem-se ao grupo (ver link ao lado), o Noéme precisa de amigos!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

À procura de gambozinos

Era vê-los divertidos à procura de gambozinos nas margens da ribeira, nalguma cova, aqueduto ou outro local de difícil acesso. Desse misterioso animal, com descrições quase mitológicas, ouviam sobretudo mirabolantes histórias de quem tinha ousado procurá-lo. Quase sempre sem sucesso (embora houvesse quem afirmasse ter conseguido encarcerá-lo por breves instantes nos grossos sacos de serrapilheira que antigamente se usavam).

Hoje ninguém procura gambozinos no Noéme. Tempos modernos.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Gostava que o Noéme fosse assim


O Rio Maçãs (ou Massanas dependendo do lado da fronteira onde se esteja) passa em Vila Meã, uma aldeia do concelho de Bragança. Verdadeiramente situado no "Reino Maravilhoso" de Miguel Torga, para se chegar a esse pequeno paraíso toma-se um caminho velho por entre a floresta (que ainda existe e cuja casa do guarda foi reconvertida em albergue) e as fragas habitadas por moiras encantadas.

Tenho inveja que o Noéme já não seja assim e já não se possa nadar nas suas açudes.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Amieiros

Na ribeira do Rochoso os amieiros que têm mais água estão a secar.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Poluidores

Na Guarda os poluidores assumem o crime que praticam em frente à televisão. Mesmo que "cumpram a lei" deviam desenvolver a sua actividade tendo por base a ética, a moral e os bons princípios. Ser "ecologicamente e socialmente responsáveis", como ora se diz.

Todos (conhecidos, públicos ou anónimos) devem ser denunciados e punidos severamente. É preocupante quando na reportagem, o responsável de uma fábrica diz "eu não sou o único culpado".

É preciso verificar e resolver de vez o problema da ETAR de S. Miguel e do saneamento e tratamento dos resíduos do Parque Industrial. E agora pergunto eu: como é feito o tratamento dos esgotos da Plataforma Logística (PLIE)?

Reportagem no Jornal da Tarde da SIC

Conforme prometido aqui fica o link para o Jornal da Tarde da SIC, a notícia começa ao minuto 21:51: "Poluição na Guarda"

A reportagem está bastante completa e são ouvidos todos os envolvidos. A história é por demais conhecida e envolve lodo, colectores, etar's e descargas poluentes que estando mal ligadas entre si causando um enorme problema às populações.

Fala o poluidor (um dos poluidores) que até se presta a comparticipar os custos da construção da estação elevatória.

Fala o vereador responsável pelos saneamentos que promete o lançamento do concurso da estação elevatória e até promete esperançado que em 2010 começam as obras. A ETAR de S. Miguel trata ou não os esgotos do Parque Industrial?

Fala a vereadora do ambiente que afirma com clareza "cumpre a lei". Na Guarda os crimes ambientais cumprem a lei. Desde que ditos assim com certeza.

Queixam-se as populações (neste caso de Vila Fernando, mas podiam ser as do Rochoso, Cerdeira, Gata, Albardo ou Vila Garcia) do mau-cheiro, do mau-aspecto, da morte das suas hortas...

O Noéme no Jornal da Tarde da SIC

Fui alertado assim de repente para uma reportagem sobre a poluição no Rio Noéme que estava a ser transmitida no Jornal da Tarde da SIC. Apanhei a meio a reportagem pelo que não posso fazer ainda comentários. Talvez a repitam no Jornal da Noite. Entretanto vou ver se o vídeo já está disponível.

Realço o facto de o tema voltar a ser notícia, praticamente um mês depois do artigo no jornal A Guarda, o que dá mais força à luta que temos vindo a desenvolver.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Moinhos

Moinho na zona de Albardo.

domingo, 2 de agosto de 2009

Centro de Interpretação do Noéme

"Abrantes pretende criar nos próximos anos um Centro de Conhecimento do Tejo Ibérico. (...) O Tejo é uma realidade complexa e a autarquia está interessada em torná-lo agora num objecto de conhecimento e interesse turístico, recorrendo às novas tecnologias e a soluções multimédia para o apresentar nas suas mais diversas facetas, seja a fauna e a flora, a história, as barragens ou a própria qualidade de água" in Público (02/08/2009)

Uma proposta semelhante para o Rio Noéme faria todo o sentido. Um projecto deste tipo envolvendo a Câmara, as Juntas de Freguesia, as Associações e as populações locais não me parece difícil de concretizar. Basta um pouco de criatividade e começar de imediato a trabalhar.

Aqui ficam algumas acções prioritárias: despoluir o Rio para garantir a existência de fauna e flora para estudo; ouvir as pessoas e recolher as suas histórias e fazer o levantamento fotográfico e/ou em vídeo de todos os monumentos existentes na área do Noéme.

Agora que estamos em vésperas de novas eleições, vamos ver as ideias (se é que as há) que os protagonistas têm para a política ambiental do concelho.

sábado, 1 de agosto de 2009

A Memória


Esta foto foi tirada perto de Vila Garcia. Quando falamos em recuperar o Noéme, não nos referimos apenas ao Rio, à Fauna, à Flora... queremos também que a Memória seja preservada.