domingo, 29 de janeiro de 2012

Praias fluviais da Guarda candidatas às "7 Maravilhas - Praias de Portugal"

Resta-me dizer que faltam nesta lista as águas limpas do rio Noéme.

Nota: A notícia é do jornal "O Interior" desta semana.

domingo, 22 de janeiro de 2012

91

Passaram 91 dias desde que a Câmara Municipal da Guarda anunciou o concurso para construção da Estação Elevatória Quinta da Granja.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A ARH Norte já se fundiu?

Fazia parte do programa eleitoral do partido que hoje é Governo a fusão/extinção de organismos da Administração Pública. Na área do Ambiente em Setembro passado chegou mesmo a ser apresentado o novo figurino conforme aqui falei na altura. E saudei, pois a acção da ARH Norte (e do Ministério do Ambiente) sob as águas que tutela é totalmente negligente. Só assim se justificam os sucessivos atentados contra o rio Noéme ao longo dos anos.

De então para cá, o PEV questionou o Governo no Parlamento sobre este caso; a ARH Norte respondeu a algumas questões feitas por este blogue (onde chamou ao crime "grave disfunção ambiental") e a Câmara Municipal da Guarda abriu concurso para construção da Estação Elevatória da Quinta da Granja para conduzir os resíduos que poluem o rio para a ETAR de S. Miguel.

Da nova "Agência Portuguesa para o Ambiente, Água e Acção Climática" nada se sabe, julgo eu. Nem quando começa a trabalhar, nem quando fecham portas as anteriores entidades que a vão constituir e que prestaram um mau serviço. Pese embora haja sinais positivos para a resolução do problema, a primeira carta que esta Agência irá receber será sobre o rio Noéme para que nada se perca.




domingo, 15 de janeiro de 2012

"Acordar tarde", de Al Berto

tocas as flores murchas que alguém te ofereceu
quando o rio parou de correr e a noite
foi tão luminosa quanto a mota que falhou
a curva - e o serviço postal não funcionou
no dia seguinte

procuras ávido aquilo que o mar não devorou
e passas a língua na cola dos selos lambidos
por assassinos - e a tua mão segurando a faca
cujo gume possui a fatalidade do sangue contaminado
dos amantes ocasionais - nada a fazer

irás sozinho vida dentro
os braços estendidos como se entrasses na água
o corpo num arco de pedra tenso simulando
a casa
onde me abrigo do mortal brilho do meio-dia


Al Berto

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Se Christo viesse à Guarda...

... talvez pudesse cobrir também o rio Noéme enquanto ele não estivesse limpo.
Pode ler-se a notícia completa no SOL.


Os detalhes do projecto Over The River podem ser consultados aqui.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Acta de reunião de Câmara Municipal da Guarda de 19 de Dezembro de 2011

06 OBRAS PÚBLICAS
 
6.1 - ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ÁGUAS RESIDUAIS DA QUINTA DA
GRANJA - RESPOSTA A PEDIDOS DE ESCLARECIMENTO -
 
INFORMAÇÃO DO DPUO – RATIFICAÇÃO:
Sobre este assunto foi presente uma informação do DPUO, que é do seguinte teor: - INFORMAÇÃO

Empreitada “ Estação elevatória de águas residuais da Qt.ª da Granja” - resposta a
pedido de esclarecimentos.

Esclarecimentos solicitados pelos concorrentes:

Socopul – Sociedade de Construções e Obras, S.A.
 
a) “Vimos por este meio solicitar um esclarecimento relativamente à constituição da Estação elevatória compacta uma vez que no desenho n.º 011 vem representada 33 uma estação elevatória compacta pré-fabricada e uma câmara de válvulas em betão e na lista de preços vem pedida uma estação elevatória compacta com válvulas incluídas no poço de bombagem”.

Resposta: No que respeita à instalação das três válvulas, esclarece-se que as mesmas serão instaladas na câmara de manobras em betão armado, conforme as peças desenhadas do processo.
 
Albino Teixeira – Construções e aluguer de máquinas
 
b) Art. 2.2.5. - “ Relativamente ao ponto 2.2.5 referente ao contador ultrassónico DN 80 com ligações flangeadas, penso que se referem a um medidor de caudal electromagnético DN 80 flangeado.”
 
Resposta: relativamente ao mencionado no artigo 2.2.5, pretende-se um contador “medidor de caudal” electromagnético DN 80 flangeado.
 
c) “ Na obra de entrada, apenas está previsto na lista de quantidades o betão, não aparece a grade, as tampas, nem a fixação da grade, apresentadas nas peças desenhadas e referido na memória descritiva”

Resposta: Embora nas peças desenhadas apareça uma serie de “tampas quadradas 40x40 tipo LUSO B125”, as tampas a colocar na obra de entrada estão descritas no art. 2.3.3.;
-No que respeita à fixação da grade, esclarece-se que esta não será fixada, mas sim apoiada, conforme pormenor desenhado;
-Relativamente à grade, trata-se duma omissão, pelo que a seguir se indica a sua
descrição:
Artigo Designação dos trabalhos un Quant. 7.4 Fornecimento e aplicação de grade soldada em aço, incluindo metalização a 100μm, tratamento anticorrosivo, segundo peças desenhadas e descrição da memória descritiva, bem como indicação da fiscalização un 134

d) “ A tubagem DN 90 indicada nas peças desenhadas na ligação entre a estação elevatória e a conduta elevatória não está quantificada, nem os acessórios necessários à ligação ao PEAD DN 110, nomeadamente cone de redução, Stud-end e quick´s para as ligações aos acessórios flangeados.”

Resposta: Trata-se de um erro nas peças desenhadas, dado que a conduta elevatória é em Ø110mm PEAD MRS80, estando contemplada a tubagem e todo tipo de acessórios nas quantidades previstas no artigo 3.2.1.

FACTOR AMBIENTE - ENGENHARIA DO AMBIENTE, LDA
 
e) “Questão 1 – Solicitamos informação quanto à disponibilidade de vazadouro licenciado na proximidade de intervenção da empreitada.”
 
Resposta: Não existe vazadouro licenciado na proximidade da intervenção da empreitada.
 
f) “Questão 2 – No mapa de quantidades nos artigos 5.2.1 e 5.2.2 referentes à execução de camadas granulares de sub-base e de base, solicitamos esclarecimento quanto à diferença de quantidades de 1261 e 1311 m2.”

Resposta: A diferença deve-se ao facto de estar previsto um acabamento na envolvente aos órgãos da estação elevatória, realizado com uma camada em material britado de granulometria extensa, conforme consta no desenho n.º 5.

g) “Questão 3 – Solicitamos informação relativamente às exigências do tipo de estaleiro, quer em instalações sanitárias, quer em instalações sociais.
 
Resposta: Caberá ao concorrente que vier a ser escolhido avaliar o tipo de estaleiro que necessita implantar, desde que cumpra a legislação aplicável.
 
h) “Questão 4 – Solicitamos pormenorização das passagens superiores junto da A23, no caminho de ferro da CP e na passagem hidráulica na variante de acesso à A23, desenhos de amarração e tipos de junta.”

Resposta: Anexa-se pormenor das ancoragens tipo. 35

i) “Questão 5 – Qual o tipo de lacagem pretendido para os alumínios nos marcos das ventosas.”

Resposta: A lacagem deverá ser de cor castanha.
 
j) Questão 6 – No artigo 2.2.1 do mapa de quantidades o PVC previsto para o dispositivo de descida é 110 mm PN 16 enquanto os restantes acessórios apresentam características PN10.”

Resposta: Os outros acessórios referidos no respectivo artigo, válvulas de seccionamento e retenção, são em ferro fundido, garantindo assim a classe PN16.

l) “Questão 7 – Solicitamos informação quanto à extensão máxima que pretendem a realização dos ensaios (artigo 7.1 do mapa de quantidades).”

Resposta: A extensão máxima está definida na especificação técnica “Realização de ensaios de pressão em obra” do caderno de encargos.

m) “Questão 8 – Solicitação das características específicas do tipo de rede de vedação a aplicar na Estação Elevatória.

Resposta: A rede de vedação será elástica de arame galvanizado revestida a PVC, com abertura de malha de 6 cm, idênticas à rede da vedação existente.

m) “Questão 9 – Solicitamos esclarecimento quanto à ligação /descarga das águas provenientes da meia cana a executar (artigo 6.2) no tardoz do muro de espera em betão ciclópico (artigo 6.1). Resposta: A descarga da meia cana será efectuada directamente para o terreno. 

n) “Questão 10 - ” Qual o tratamento a executar no tardoz do muro do art.6.1 do mapa de quantidades”.

Resposta: Não está previsto qualquer tipo de tratamento a executar no tardoz do muro.

o) “Questão 11 - ”Solicitamos esclarecimento quanto à classe de betão a aplicar na obra de entrada e câmara de manobras, C40/50 XA3, e quanto ao recobrimento 36 evidenciado no desenho n.º 10 de 2,00 e 3,00 cm. Verifica-se contradição quanto ao betão utilizado no fundo da caixa de transição, classe C20/25.

Resposta: Na obra de entrada e câmara de manobras o betão a aplicar será da classe C40/50 XA3, bem como no fundo da caixa de transição. No que respeita aos recobrimentos no desenho nº10, deverão respeitar-se os valores indicados.

p) “Questão 12 – “ Solicitamos esclarecimento no tipo de inox a aplicar em obra.” - 

Resposta: O inox a aplicar em obra é o AISI 304.
 
q)“ “Questão 13 – “Solicita-se informação detalhada com desenhos dos perfis transversais da conduta e com o pormenor tipo da estrada.”

Resposta: Considera-se que as peças desenhadas, mapa de volumes e medições, permitem a interpretação dos trabalhos que se pretendem na implantação da conduta.

r)“ “Questão 14 – “Solicita-se informação detalhada nos maciços a aplicar ao longo da conduta (artigo 3.2.1 do mapa de quantidades), quer ao longo em extensão, quer em dimensão.

Resposta: Anexa-se o pormenor tipo dos maciços a utilizar na conduta.
 
Esclarecimento adicional:
- A electrobomba submersível, referida no artigo 2.2.2, tem as seguintes características Q=6 l/s Hm =71,0m.”

A Câmara deliberou ratificar o despacho que aprovou o teor dos esclarecimentos prestados na informação técnica. -


Pode consultar-se a acta na íntegra aqui

sábado, 7 de janeiro de 2012

Anúncio de procedimento n.º 5563/2011

Estação Elevatória de Àguas Residuais da Quinta da Granja
D.R. n.º: 219 Série II de 2011-11-15
Emissor: Município da Guarda
 
TEXTO:
MODELO DE ANÚNCIO DO CONCURSO PÚBLICO
 
1 - IDENTIFICAÇÃO E CONTACTOS DA ENTIDADE ADJUDICANTE
NIF e designação da entidade adjudicante:
501131140 - Município da Guarda
Serviço/Órgão/Pessoa de contacto: Divisão de Obras
Endereço: Praça do Município
Código postal: 6301 854
Localidade: Guarda
Telefone: 00351 271220241
Fax: 00351 271220267
Endereço Electrónico: dom.sec@mun-garda.pt
 
2 - OBJECTO DO CONTRATO
Designação do contrato: Estação Elevatória de Àguas Residuais da Quinta da Granja
Tipo de Contrato: Empreitada de Obras Públicas
Valor do preço base do procedimento 143600.81 EUR
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objecto principal
Vocabulário principal: 45232423
 
3 - INDICAÇÕES ADICIONAIS
O concurso destina-se à celebração de um acordo quadro: Não
O concurso destina-se à instituição de um sistema de aquisição dinâmico: Não
É utilizado um leilão electrónico: Não
É adoptada uma fase de negociação: Não
 
4 - ADMISSIBILIDADE DA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS VARIANTES: Não
 
6 - LOCAL DA EXECUÇÃO DO CONTRATO
Guarda
País: PORTUGAL
Distrito: Guarda
Concelho: Guarda
Código NUTS: PT168
 
7 - PRAZO DE EXECUÇÃO DO CONTRATO
Empreitadas de obras públicas
Prazo contratual de 180 dias contados nos termos do disposto no nº 1 do artigo 362º do CCP
 
8 - DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO, NOS TERMOS DO N.º 6 DO ARTIGO 81.º DO CCP
Os Constantes no Programa de Procedimento
 
9 - ACESSO ÀS PEÇAS DO CONCURSO E APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS
9.1 - Consulta das peças do concurso
Designação do serviço da entidade adjudicante onde se encontram disponíveis as peças do concurso para consulta dos interessados: Divisão de Obras
Endereço desse serviço: Praça do Município
Código postal: 6301 854
Localidade: Guarda
Telefone: 00351 271220241
Fax: 00351 271220267
Endereço Electrónico: dom.sec@mun-guarda.pt
9.2 - Meio electrónico de fornecimento das peças do concurso e de apresentação das propostas
Plataforma electrónica utilizada pela entidade adjudicante: vortalGOV
Preço a pagar pelo fornecimento das peças do concurso: ¬50,00+IVA
 
10 - PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS OU DAS VERSÕES INICIAIS DAS PROPOSTAS SEMPRE QUE SE TRATE DE UM SISTEMA DE AQUISIÇÃO DINÂMICO
Até às 23 : 59 do 30 º dia a contar da data de envio do presente anúncio
 
11 - PRAZO DURANTE O QUAL OS CONCORRENTES SÃO OBRIGADOS A MANTER AS RESPECTIVAS PROPOSTAS
66 dias a contar do termo do prazo para a apresentação das propostas
 
12 - CRITÉRIO DE ADJUDICAÇÃO
Proposta economicamente mais vantajosa
Factores e eventuais subfactores acompanhados dos respectivos coeficientes de ponderação: Os constantes no Programa de Procedimento
 
13 - DISPENSA DE PRESTAÇÃO DE CAUÇÃO: Não
 
14 - IDENTIFICAÇÃO E CONTACTOS DO ÓRGÃO DE RECURSO ADMINISTRATIVO
Designação: Presidente da Câmara Municipal
Endereço: Praça do Município
Código postal: 6301 854
Localidade: Guarda
Telefone: 00351 271220241
Fax: 00351 271220267
Endereço Electrónico: dom.sec@mun-guarda.pt
 
15 - DATA DE ENVIO DO ANÚNCIO PARA PUBLICAÇÃO NO DIÁRIO DA REPÚBLICA
2011/11/15
 
16 - O PROCEDIMENTO A QUE ESTE ANÚNCIO DIZ RESPEITO TAMBÉM É PUBLICITADO NO JORNAL OFICIAL DA UNIÃO EUROPEIA: Não
 
17 - OUTRAS INFORMAÇÕES
Ao preço base acresce o IVA à taxa legal em vigor.
O alvará para a presente obra deverá comprovar a detenção das autorizações seguintes nos termos do nº 1 do DL nº12/2004 de 9 de Janeiro.
A 6ª subcategoria da 2ª categoria, na classe correspondente ao valor global da obra e a 1ª subcategoria da 4ª categoria ou podem ainda concorrer os detentores de alvará de empreiteiro geral ou construtor geral de obras de urbanização (2ª categoria), na classe correspondente ao valor global da obra, nos termos do nº 2 do artº 31º do mesmo diploma legal.
Para efectuar a aquisição através de download das peças de procedimento na plataforma electrónica vortalGOV, na funcionalidade "adquirir elementos documentais", solicitar a aquisição das peças do procedimento depois de solicitada a aquisição das peças do procedimento.
Depois de solicitada a aquisição das peças, o interessado deverá efectuar o pagamento das peças do procedimento mediante o pagamento da quantia de ¬100,00+IVA.
Se a escolha para o respectivo pagamento for através de transferência bancária para a conta da Câmara Municipal da Guarda, o NIB é o seguinte: 0035 03600000102473092.
Depois de efectuado o pagamento, deverá através da plataforma electrónica vortalGOV, na funcionalidade "mensagens/esclarecimentos" criar uma nova mensagem e anexar o comprovativo de transferência.
Regime de contratação: DL nº 18/2008, de 29.01
 
18 - IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR DO ANÚNCIO
Nome: Joaquim Carlos Dias Valente
Cargo: Presidente da Câmara Municipal

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Janeiras

Janeiras pedimos
Saco trazemos
Não poluam o Noéme
Contente ficaremos

Janeiras pedimos
Saco trazemos
Limpem-nos o Noéme
E nós nos iremos.

Janeiras pedimos
Saco trazemos
Com um Noéme saudável
Felizes viveremos.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Justiça de porcas

"Justiça de porcas" ouvi esta expressão a propósito do estado do rio Noémi. "Há novidades da ribeira?", perguntava a minha interlocutora noventa anos já feitos e sabedoria na mesma proporção da idade. "Isso só se resolve com a justiça de porcas" acrescentou. "Justiça de porcas?" pensei. Nos tribunais? O que seria a "justiça de porcas"?. Tive de perguntar. "Justiça de porcas", riu-se e explicou.  A ribeira só fica limpa se vier um daqueles Invernos à antiga, se chover muito e a água saltar fora da ribeira e inundar barrancas e vêgas. "Justiça de porcas." Curiosa expressão. Se é a única solução que venha a "justiça de porcas".