terça-feira, 30 de agosto de 2016

Massimo Livi Bacci: “Si cuidamos la Tierra, aún cabemos muchos más”, in El Pais

Na entrevista que o demógrafo italiano Massimo Livi Bacci dá ao jornal El País pode ler-se a dada altura:


"As previsões apontam para que em 2100 a população mundial chegue aos 10000 milhões.. 
11000, 10000,9000, por aí.


E é sustentável?
Creio que sim, temos e de cuidar do planeta. Mais de metade da superfície da Terra está modelada por humanos directa ou indirectamente: cidades, áreas industriais, infra-estruturas mas também cultivos, pastos e alguns bosques. Com 4000 milhões mais, este processo pode acelerar e é necessário tomar medidas, em primeiro lugar tratar do problema do uso do solo, não se pode gastar todo. Creio que poderá viver muita mais gente na Terra desde que o planifiquemos bem."


Estaremos a cuidar do planeta e a planificar/organizar os recursos existentes?










segunda-feira, 29 de agosto de 2016

"Parque Ribeira do Uíma: ecologia e sustentabilidade de mãos dadas", in Greensavers

"O corredor ecológico do Uíma, concelho de Santa Maria da Feira, vai ser palco de um projecto de teatro sensorial. No dia 10 de Setembro, entre as 9h30 e as 22h00, qualquer visitante poderá assistir e participar num programa de intervenção comunitária baseado na bio-construção", pode ler-se aqui.

Ambiente e Artes de mãos dadas. A Comunidade a fruir os espaços, tão diferente do que acontece por cá.

sábado, 27 de agosto de 2016

Facebook no Município das Maravilhas

A página do Facebook do Município da Guarda propagandeia as águas límpidas e cristalinas das praias fluviais de Valhelhas e Aldeia Viçosa. Um frequentador menos conhecedor dessa página poderá ser levado a concluir que este é um concelho ambientalmente exemplar. Nada mais falso.

Em contraste com a actividade frenética nas redes sociais, o executivo camarário não presta esclarecimentos à população sobre o que se passa no rio Noéme, nem  sequer quando solicitado como tem sido o caso. 

A actividade de uma Câmara Municipal avalia-se pelo que faz e não faz, pelo que diz e deixa de dizer.







quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Ajustes directos e despesa pública

Quantos ajustes directos são necessários para despoluir o rio Noéme?

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Tony Carreira e despesa pública

Quantos Tony Carreira são necessários para despoluir o rio Noéme?

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Água

A minha profunda admiração por estes antigos e bravos homens, que abriam, à força de braços,  o ventre da terra com o brio de quem constrói uma casa para encontrarem uma mão cheia de água que regasse uma baixa de batatas ou de milho sustento de um ano inteiro.


quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Rio Irvi (Sardenha)



O rio Irvi na Sardenha vítima da exploração mineira. Lá como cá, o Homem tudo destrói onde mete a pata. Pode ler-se a história deste desastre ambiental aqui.

(Fotos enviadas pela Cinzia e pelo Nuno, que mesmo no idilio Sardo tiveram lembrança amiga. Ainda havemos de fruir do Noemi um dia. Bem-hajam!)

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

"Los 10 principales tesoros fluviales de España", in El Pais

Noutros lados protegem-se os rios, por cá vão-se destruindo. Prioridades e sensibilidades diferentes.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Pedidos de esclarecimento

Face à ausência de resposta da Águas de Lisboa e Vale do Tejo e do SMAS Guarda, reforcei por email às referidas entidades o conjunto de questões que aqui e aqui publiquei.

O rio Noéme continua poluído; as descargas poluentes continuam; as entidades oficiais são cúmplices do crime ambiental.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Pedido de esclarecimento enviado ao SMAS Guarda (04 de Agosto 2016)

Na informação que me foi prestada por email de 11 de Agosto de 2015 era referido no ponto 3 do mesmo: 

"A empresa, Têxtil Manuel Rodrigues Tavares – TMRT, pediu um tempo de adaptação ao sistema referido acima mencionado, dado que, estavam a instalar novos equipamentos na sua EPTAR, pelo que continuamos a aguardar os ajustes definitivos, que serão efetuados no  mais curto espaço de tempo."

Visto que ao longo do ano se verificou que as descargas poluentes continuaram, sendo a última documentada de 7 de Julho de 2016, remeto-vos novamente as seguintes questões:

1. Qual o ponto de situação do referido processo?

2. Há alguma data prevista para entrada em funcionamento da Estação-Elevatória Quinta da Granja e transferência dos efluentes para a ETAR de São Miguel?

3. O que está em falta para que tal não aconteça? De quem é a responsabilidade?

4. Está prevista a selagem da conduta municipal que despeja no rio Diz, junto à localidade da Gata? Para quando?

5. Gostaria de solicitar cópia dos protocolos estabelecidos entre os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento da Guarda, a Águas do Zêzere e Côa e a Têxtil Manuel Rodrigues Tavares, relativos ao encaminhamento dos efluentes da referida empresa têxtil para a ETAR de São Miguel através da Estação-Elevatória da Quinta da Granja. O documento que refiro, é um ofício (protocolo, contrato, minuta...) datado de 04 de Novembro de 2010, assinado pela AdZC, CMG e TMRT e enviado à ARH Norte. Fui informado da existência desse documento pela ADZC em email datado de 18 de Junho de 2014 em resposta a um conjunto questões que coloquei.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Pedido de esclarecimento enviado à Águas de Lisboa e Vale do Tejo (04 Agosto 2016)

Em relação ao encaminhamento dos efluentes industriais da empresa Têxtil Manuel Rodrigues Tavares para a ETAR de São Miguel através da Estação Elevatória Quinta da Granja e a poluição do rio Noéme gostaria de colocar as seguintes questões:

1. Os efluentes da empresa Têxtil Manuel Rodrigues Tavares já estão a ser reencaminhados para a ETAR de São Miguel através da Estação-Elevatória Quinta da Granja?

2. Há alguma data prevista para o início dessa operação?

2. Qual o ponto de situação deste processo?

3. Já foi feito o estudo sobre o tipo de efluentes que serão tratados e em que quantidades? 

4. Os protocolos assinados entre a Águas do Zêzere e Côa, Câmara Municipal da Guarda e Fábrica Têxtil Manuel Rodrigues Tavares são públicos? Como posso obtê-los para divulgação pública?


As resposta a estas questões serão publicadas no blogue Crónicas do Noéme