sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Questões enviadas aos SMAS Guarda e ao vereador Sérgio Costa, no dia 5 de Novembro de 2017

Relativamente à poluição do rio Noéme, o estudo para a sua despoluição e o que foi dito no debate sobre Ambiente, promovido pela Rádio Altitude na última campanha eleitoral, onde interveio o engenheiro Sérgio Costa, gostaria de ver esclarecidas as seguintes questões:


1. Há alguma data prevista para entrada em funcionamento da Estação-Elevatória Quinta da Granja e transferência dos efluentes para a ETAR de São Miguel?

2. Se não há, o que está em falta para que tal não aconteça? De quem é a responsabilidade?

3. Gostaria de solicitar cópia dos protocolos estabelecidos entre os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento da Guarda, a Águas do Zêzere e Côa e a Têxtil Manuel Rodrigues Tavares, relativos ao encaminhamento dos efluentes da referida empresa têxtil para a ETAR de São Miguel através da Estação-Elevatória da Quinta da Granja. O documento que refiro, é um ofício (protocolo, contrato, minuta...) datado de 04 de Novembro de 2010, assinado pela AdZC, CMG e TMRT e enviado à ARH Norte. Fui informado da existência desse documento pela ADZC em email datado de 18 de Junho de 2014 em resposta a um conjunto questões que coloquei.

4. Foi dito no debate acima mencionado que todos os poluidores do rio (públicos e privados) estão identificados. Essa lista já foi entregue às autoridades? Continuam a poluir? O que já foi feito para que deixem de poluir o rio?

5. Foi referido no mesmo debate que estará quase concluído um estudo de despoluição do rio Noéme e Diz. Quando será apresentado publicamente?

6. Existe plano de execução, suas fases e datas de conclusão dos referidos trabalhos?

1 comentário:

  1. Duvido que a Câmara municipal responda as perguntas solicitadas.
    Considero falta de respeito e consideração quando aparecem perguntas pertinentes que nos afetam a todos , os políticos ignorarem-nas nada dizendo .
    Joaquim Vargas

    ResponderEliminar